TERMOS DE SERVIÇO
GARANTIA
A Gráfica Lucard garante plena qualidade em todos os processos de sua responsabilidade, desde a compra até a produção dos materiais impressos e envio ao destinatário, desde que os critérios apresentados neste termo sejam seguidos adequadamente. Todas as informações relacionadas a cada um dos serviços prestados pela Gráfica Lucard estão descritas neste termo, bem como as responsabilidades da empresa e do cliente, que passa a ser denominado dessa maneira a partir do momento em que tem seu pedido efetuado na Gráfica Lucard
PRAZOS
Os prazos estipulados neste site são estimativas e geralmente são cumpridos, ou seja, são apresentados com base nos períodos normalmente administrados nas operações da empresa. Mas pode haver diferença entre os prazos apresentados ao cliente na previsão de entrega e os que ocorrerão efetivamente. Exemplo: o pedido que tem uma previsão de entrega de 5 dias poderá ser entregue em até 30 dias, antes de ser dado como cancelado. Há, pelo menos, 5 variáveis que compõem o período entre a compra e a entrega de um pedido.
a) Pagamento: o pedido depende da confirmação do recebimento do pagamento para entrar em produção. Para pagamentos no Pix e cartão a aprovação é imediata, boleto pode levar até 2 dias úteis.
b) Aprovação da qualidade das artes: todos os arquivos devem ser aprovados antes de entrar em produção. Caso hajam erros a serem corrigidos nos arquivos enviados, a Gráfica Lucard reserva o direito de corrigi-los antes de entrar em produção, sempre com a aprovação final pelo cliente. Somente após a correção e aprovação das pendências o arquivo entrará em produção. Assim, é possível que, mesmo com a confirmação de pagamento, o material não passe a ser produzido imediatamente. Nos casos em que a arte não for feita por nossa equipe, entraremos em contato com o cliente solicitando as alterações devidas. O cliente deverá enviar todas as artes (frente, verso e acabamentos).
c) Produção: após a confirmação financeira e aprovação do(s) arquivo(s) enviado(s), o pedido entrará em produção. O prazo de produção é variável de acordo com o produto adquirido - e sempre será informado ao cliente antes de sua compra. Cada acabamento adicional acrescentado a um produto demanda prazos adicionais, também variáveis, de produção.
d) Reprodução: A Gráfica Lucard se reserva o direito de reproduzir materiais sempre que for constatado, pela equipe de Controle de Qualidade, qualquer erro que comprometa a qualidade dos materiais produzidos no parque gráfico da empresa. Em ocasiões dessa natureza, os prazos de produção serão reiniciados. Quando for iniciada a reprodução de um item, informaremos ao cliente via WhatsApp ou e-mail.
e) Entrega: o cálculo do prazo de entrega varia de acordo com a modalidade de entrega escolhida no momento da compra. Após a finalização do pedido, não será permitida a troca da modalidade de entrega; caso seja necessária, deverá ser solicitada antes do pedido entrar em produção. A Gráfica Lucard não se responsabiliza por atrasos decorrentes de fatores externos, como acidentes, engarrafamentos, manifestações entre outros. Além disso, pode ocorrer de o pedido seguir para um balcão diferente do que o cliente pediu; neste caso iremos solicitar para que seja enviado para o balcão correto. Trabalhamos com transportadoras parceiras, que por sua vez contratam empresas terceirizadas, e a Gráfica Lucard não se responsabiliza por erros cometidos por estas.
PAGAMENTO
O pagamento deverá ser efetuado 100% de forma antecipada, no momento do pedido. Como exceção, a Gráfica Lucard poderá, a seu exclusivo critério, abrir uma exceção para o pagamento ser realizado após a impressão do pedido; nesse caso, nossa equipe informará ao cliente como proceder. Após a impressão, será enviado ao cliente fotos e vídeos do serviço realizado, e apenas após a quitação do pagamento a postagem na transportadora será realizada.
CONTESTAÇÃO
Caso constate problemas relacionados à impressão, o cliente deverá abrir uma solicitação de contestação (por mensagem via e-mail ou WhatsApp) no prazo de até 10 (dez) dias corridos após o recebimento do material; se a modalidade de entrega for retirada em balcão, esse prazo será contado a partir da chegada do pedido no balcão. Será aberto um processo de contestação, cujo objetivo é identificar se houve falha na produção. Após a abertura de contestação, a Gráfica Lucard terá o prazo de 3 (três) dias úteis para retornar ao cliente. Podem ser solicitadas fotos ou até um vídeo curto para melhor análise. Em ocasiões dessa natureza, será feito contato com o cliente por telefone, WhatsApp ou e-mail. Caso não seja possível identificar o erro pelo envio de imagens – como no caso de erro em gramatura, por exemplo -, será necessário a devolução dos produtos (somente o item, dentro de um pedido, que apresentou erro). Nessas ocasiões, todos os custos referentes ao envio serão de responsabilidade da Gráfica Lucard. Caso o cliente não retorne as mensagens ou não realize os procedimentos solicitados em até 7 dias corridos, o pedido de contestação será automaticamente expirado. É imprescindível que o cliente mantenha o material consigo até a finalização do processo de contestação.
CANCELAMENTO DE PEDIDOS E/OU ITENS
O cancelamento de um pedido ou de um ou mais itens de um pedido pode ser realizado pelo próprio cliente via e-mail ou WhatsApp, desde que o pedido e/ou item ainda não esteja em produção. Não é possível efetuar cancelamento de pedidos ou itens que já estejam em processo de produção. No caso de cancelamento, será realizada a devolução dos valores referentes ao valor total do pedido ou item, incluindo valores de frete, se aplicável. Quando for adquirido o serviço de criação de arte, havendo cancelamento, os valores referentes a esse serviço não serão reembolsados. A devolução dos valores referentes aos pedidos adequadamente cancelados será procedida de acordo com a modalidade de pagamento escolhida. O prazo para efetuação do estorno nas modalidades depósito, transferência, boleto e créditos pré-pagos é de até 2 dias úteis.
RESPONSABILIDADES DO CLIENTE
São responsabilidades do cliente:
- O uso de toda e qualquer imagem que for enviada para produção gráfica. A Gráfica Lucard se isenta do uso indevido de imagem e/ou marca registrada.
- Corrigir os erros indicados pelo setor de Arte-final (nos arquivos enviados), se necessário.
- Verificar os materiais impressos no ato da entrega em busca de avarias. Caso sejam constatadas em retirada em balcões, o cliente deverá realizar ressalva na minuta do recebimento. Para outras modalidades de transporte, a ressalva deverá ser realizada diretamente com o responsável pela entrega. Em ambos os casos, é de responsabilidade do cliente comunicar o ocorrido à Gráfica Lucard para que sejam tomadas as devidas providências.
OUTROS PONTOS IMPORTANTES
Fidelidade de cor: no processo gráfico da Gráfica Lucard não há provas de cor. Sendo assim, pode haver variações na produção dos materiais, não sendo possível a empresa garantir a exata fidelidade de cores entre a arte gráfica enviada pelo cliente e o resultado final da produção. Nossa margem aceitável de diferença é de 10% para mais claro ou mais escuro.
Variação de corte: em todos os impressos pode haver pequenas variações (em milímetros) na área de corte do material (variação natural em produção gráfica). Embora seja possível minimizar essa situação observando as indicações de margem de segurança, área de corte e sangria nos gabaritos/padrões disponibilizados no site, os produtos estarão sujeitos a essas pequenas variações. Recomendamos que não se utilize bordas nas laterais e nem nas partes superiores e inferiores da sua arte, devido à possível descentralização na execução do corte.
Sempre que for identificado qualquer problema no arquivo enviado, o departamento de Arte-final da empresa informará ao cliente por meio de ligação telefônica ou WhatsApp a fim de que sejam feitas as correções e o arquivo seja reenviado.
Depois de chegar no balcão de retirada, o produto permanecerá disponível para retirada por 30 dias corridos. Após esse prazo, o produto será descartado, não havendo possibilidade de reembolso.
Pode haver alterações nos preços praticados sem aviso prévio.
As garantias presentes neste termo serão anuladas caso não sejam observados os itens presentes neste termo, principalmente quanto às normas de criação e fechamento de arquivos.